A hiperemese significa “excesso de vômito na gravidez”. Logo no início da gestação, sendo comum melhorar a partir da 16ª semana.
A nutrição ajuda a gestante a controlar a perda de peso, que é comum ocorrer durante este quadro.
Procurando confortar a paciente com uma dieta que permita evitar os vômitos e melhorar a condição de hidratação do corpo.
Dicas da Re Nutri:
- Você deve consumir algum alimento ou bebida a cada 1 ou 2 horas
- As porções devem ser pequenas, algo relacionado a ½ xícara I(chá) no máximo;
- Evite abrir alguma embalagem ou mesmo cozinhar, o vapor ou odor excessivo dos alimentos pode piorar o quadro;
- Se o alimento não apetecer, não o consuma;
- Mantenha a hidratação, sempre com pequenos goles de alguma bebida, sendo sempre indicado que estejam bem geladas;
- Picolés, cubos de gelo e gelatina bem gelada podem ser boas opções para – – Bebidas isotônicas são bem vindas, mas sempre em pequenos goles e ao longo do dia todo;
Como refeição é indicado alimentos em temperatura ambiente (o quente pode piorar o quadro) e com pouco tempero. O tipo de alimento depende de cada paciente, mas no geral, a aceitação é maior com purê, carnes bem desfiadas, massa cozida e cremes.
Nos intervalos uma boa opção é intercalar frutas geladas e ricas em agua (melancia, melão, uva, maça, pera), as frutas cítricas para algumas pacientes estimula a salivação e aumenta a frequência de vômitos, então, é necessário identificar qual fruta “cai melhor” para você.
O consumos de leite e derivados é contra indicado apenas porque a grande maioria das pacientes apresentam piora do quadro após a ingestão, sendo mais uma vez importante você identificar se esse alimento para você não faz bem.
Alimentos secos como torradas e bolachas geralmente são bem vindos e bem aceitos.
Se perceber um desgaste emocional e físico excessivo , procure seu Obstetra, peça apoio a um Nutricionista e colaboração dos familiares. Sabemos que é um quadro desgastante e o melhor é fazer com que você se sinta menos prejudicas e mais confortável possível.